Excelência no atendimento significa que o cliente vai conseguir resolver o problema dele de forma rápida, prática e segura, sem nenhum transtorno, e sua empresa em contrapartida, também conseguirá atingir os objetivos.

É de extrema importância o atendimento que você presta ao seu cliente e a satisfação dele em relação a isso. No planejamento do seu negócio, saber se o cliente está satisfeito ou não com o atendimento da sua empresa, faz toda a diferença.

Veja algumas dicas para você ficar atento:

  • Transparência: Não deixe a ambição tomar conta da conversa, por exemplo criar fantasias para o cliente comprar algo que ele não precisa, só para sua empresa vender mais. Essa prática vai parecer boa para você no começo, mas vai trazer uma série de problemas: insatisfação do cliente, redução de credibilidade, reclamações, sem contar que o cliente não vai indicar sua empresa para as outras pessoas. Cliente satisfeito fará novas compras e elevará o nome da sua empresa.
  • Tecnologia: Para a empresa se manter competitiva, precisa automatizar o processo para conseguir atender mais e melhor, evitar erros e assim conseguir analisar relatórios de várias áreas. Invista em aplicativos e sistemas que vão melhorar o seu negócio. Esteja também sempre presente na web, há sistemas para envio de emails marketing para todos os seus clientes, softwares para gerir finanças, aplicativos para aproximar os clientes, entre inúmeros outros produtos.
  • Paciência: Tenha paciência com o seu público, você pode dominar o mercado que sua empresa atua, pode ser expert no assunto, mas lembre-se que pode sempre aprender com os seus clientes. Não seja arrogante, coloque-se na posição de servir seu cliente. Não tente mostrar que seu conhecimento é sempre superior, isso pode afastar os clientes.
  • Capacitar: Sempre invista em treinamentos, qualificações, cursos, webinários, para estar antenado e buscar a excelência. Treine todos da sua empresa, estimule o trabalho em equipe e relações internas.
  • Público alvo: Planeje a sua empresa para que todos que trabalham nela saiba quem é o público alvo. Conhecer o público vai fazer focar nas pessoas certas e fidelizá-las.
    Ouça e interaja: Sempre preste atenção em tudo o que seus clientes estão falando, dê toda atenção possível, esteja presente também em redes sociais, responda sempre com muita atenção e educação.
  • Analise os resultados: Verifique os resultados reais de tudo o que você aplicou na sua empresa. Confira resultado de vendas, satisfação do consumidor, reclamações etc… Esses dados quando mensurados vão fazer toda diferença na hora de saber se você está indo no caminho certo ou não.

Agora que conferiu todas as dicas para um ótimo atendimento, veja também como vender online.